Quem é Criolo?

Zaful Stunning Tops
Publicidade

quem-é-crioloKleber Cavalcante Gomes, nascido na cidade de São Paulo em 1975, é mais conhecido como o rapper Criolo Doido ou simplesmente Criolo. Porém sua música não se prende somente ao termo rap. Soul, samba, hip hop e afrobeat são alguns dos gêneros pelos quais suas canções transitam.

Apesar de ter começado a cantar rap em 1989, Criolo somente começou a aparecer no cenário musical na primeira década dos anos 2000. Ele foi vendedor de lojas e rua, e, entre 1994 e 2000, trabalhou como educador.

Com o nome artístico de Criolo Doido, o rapper lançou o seu primeiro álbum – ‘Ainda Há Tempo‘ – em 2006. Nesse mesmo ano, Criolo fundou a Rinha de MC’s, evento promovendo as batalhas de improvisação, shows, exposições de graffiti e fotografias. Foi na Rinha de MC’s que o rapper gravou o DVD “Criolo Doido Live in SP”, lançado em 2010.

Em 2011, o artista paulistano mudou o nome artístico de Criolo Doido para Criolo e lançou o seu segundo álbum, ‘Nó na Orelha‘, produzido por Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral. ‘Nó na Orelha‘, que teve a música “Não existe amor em SP” como principal destaque, apresentou sonoridades mais diversificadas, misturando samba, afrobeat , funk, soul, hip hop e brega. Na premiação MTV Vídeo Music Brasil (VMB) daquele ano, Criolo ganhou os prêmios de melhor álbum e melhor canção (“Não existe amor em SP“).

Aclamado pela crítica, ‘Nó na Orelha’ também foi eleito pela Revista Rolling Stone o melhor disco de 2011. Em 2014, Criolo lançou ‘Convoque seu Buda’, seu terceiro álbum de estúdio. – See more at:

Discografia:
2006 – Ainda Há Tempo
2010 – Criolo Doido Live in SP
2011 – Nó na Orelha
2014 – Convoque Seu Buda

Fonte: Muzplay

Zaful Trendy Shoes
Publicidade

face

twi

Segue a Aldeia nas redes!

Mais da Aldeia

Monarch Social Sharing Plugin
Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *