duetos luso-brasileiros carminho marisa monte

A música, Brasil & Portugal | 9 excelentes duetos luso-brasileiros

 

Temos vindo a descobrir juntos que a língua portuguesa deu e continua a dar as mãos mais vezes do que aquelas que imaginávamos. Descobrimos que Amália Rodrigues foi regravada por diversos intérpretes brasileiros, como provam as 8 versões brasileiras do fado Foi Deus e descobrimos também diversos cantores portugueses cantando clássicos da MPB, como podemos conferir nestas 8 versões portuguesas de músicas brasileiras.

Mas não vamos parar por aqui.
Das muitas coisas que a lusofonia nos traz, talvez a minha preferida seja a diversidade de pronúncias, sotaques e vocabulário, e nada prova isso de forma mais intensa do que pô-los lado a lado, quase em confronto. Nada nos mostra tanto da nossa diversidade como quando nos comparamos cantando a mesma canção, por vezes até ao mesmo tempo, com as vozes sobrepostas. É nesse momento que identificamos exatamente as nossas semelhanças, mas especialmente as nossas diferenças. Eu arrisco-me a citar Pessoa mais uma vez: “essa coisa é que é linda”.

Neste artigo vamos explorar duetos de músicas que conhecemos há tempos, de um lado e de outro do Atlântico, mas vamos conhecer também temas de músicos da nova geração, novos, originais, escritos de propósito para este fim e algumas que procuram mesmo chamar a atenção para este assunto.

A lusofonia é linda, “a [nossa] Pátria é a língua portuguesa” e nós ainda iremos percorrer lindos caminhos juntos. Vem!

 

Em 2003, o cantautor português Sérgio Godinho gravou o álbum Irmão do Meio, um conjunto de duetos para os quais convidou diversos artistas lusófonos. Ao Brasil foi buscar Caetano Veloso (música: Lisboa que Amanhece) e Zeca Baleiro.

Em 2005, Martinho da Vila avançou com o álbum Brasilatinidade, onde apresentou ritmos latinos misturados aos brasileiros. Para a música Dar e Receber convidou a fadista portuguesa Katia Guerreiro.

Lançado em 2009, o DVD Pra Se Ter Alegria, da cantora brasileira Roberta Sá, contou com participações muito especiais. Neste vídeo, António Zambujo, Yamandú Costa e Ricardo Cruz juntaram-se para interpretar Eu Já Não Sei, canção de Domingos Gonçalves Costa e Carlos Rocha.

Boss AC, rapper português que gravou em 2012 o seu AC Para os Amigos, não deixou de convidar um amigo de longa data: Gabriel O Pensador. O rapper brasileiro é um apaixonado assumido pelas terras lusas e já nos habituou a estas parcerias. Um Brinde à Amizade é uma bela descrição do amor à lusofonia.

Paulo Gonzo é o anfitrião que convidou, em 2013, vultos da música nacional e internacional (América Latina, África, Brasil, Europa) para novas interpretações de grandes temas. Em Duetos, o cantor português quis eliminar as fronteiras musicais, estilísticas ou geográficas. Diretamente do Brasil vieram Fafá de Belém (música: Vais Entender) e Ana Carolina, com quem fez o dueto que tocou incessantemente nas rádios na época.

Em 2014, Carminho e Marisa Monte formaram uma bela parceria. A fadista portuguesa decidiu gravar um tema da cantora brasileira (composta em parceria com Arnaldo Antunes), mas convidou-a para cantar também. Que bom!

No mesmo ano, Miguel Araújo, talvez o mais aclamado cantautor português da nova geração, convidou Marcelo Camelo (que vive atualmente em Lisboa), para um dueto no seu álbum Crônicas da Cidade Grande.

A cantautora Márcia, também um ícone da nova geração da música portuguesa, convidou, em 2015, o rapper brasileiro Criolo para uma bonita parceria.

E para finalizar, acabadinha de sair do forno (2017) está a música Ela, fruto do Projeto Língua Franca, formado pelos rappers brasileiros Emicida e Rael, e pelos rappers portugueses Capicua e Valete. O tema será integrado num álbum, gravado entre Lisboa e São Paulo, e visa valorizar a lusofonia acima de tudo. Nós pela Aldeia não poderíamos apoiar mais.

Viva a língua portuguesa! Viva!

Mais da Aldeia

One thought on “A música, Brasil & Portugal | 9 excelentes duetos luso-brasileiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *